Capacitação em Gestão de Leitos

No dia 26/7/2019 aconteceu na Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes e Filantrópicos do Rs o Curso de LEAN Healthcare aplicado na Gestão de Leitos, com a carga horária de 08horas,onde participaram as Enfermeiras Daniela Stocco e Alexandra Souza.

O curso foi ministrado pelo Dr. André Wagner, Especialista em Clínica Médica e Medicina de Urgência, Doutorado em Avaliação de Tecnologias em Saúde e Epidemiologia pela UFGS, Presidente da SOBRAMH, Preceptor de Clínica Médica/ Medicina Hospitalar do Hospital Nossa Senhora da Conceição e Natalia Basso Werle, Engenheira de Produção com Mestrado em Engenharia de Produção na UFRGS, Pesquisadora em LEAN Healthcare e Fatores Humanos na PUCRS.

O curso teve sua ênfase nos métodos e ferramentas LEAN, Gestão de Leitos da teoria à prática, Estratégias de Gestão de Leitos através da antecipação de altas e diminuição do Tempo de Internação e Mapeamento de fluxo de valor.

Através de duas oficinas com os participantes, realizou-se dois exercícios importantes, sendo estes, a identificação de gargalos na gestão de leitos hospitalares e a Elaboração de mapa de fluxo de valor, aguçando assim o pensamento crítico dos participantes.

Trazendo também todo o Histórico e Evolução do SISTEMA LEAN, sendo este, um conjunto de conceitos, princípios e ferramentas usado para criar e proporcionar o máximo valor do ponto de vista dos consumidores e, ao mesmo tempo consumir o mínimo de recursos e utilizar plenamente o conhecimento e as habilidades das pessoas encarregadas da realização do trabalho.

O LEAN não é um programa de redução de custos de curto prazo, mas a forma como a empresa pensa e opera, na área hospitalar, na assistência à saúde a implementação do LEAN reduz erros, melhora a qualidade, a segurança do paciente e a disposição das equipes, aprimora o fluxo de pacientes, diminui custos e tempo de espera.

O HASM através de sua Direção e Comissão Interventora agradecem a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS e às Enfermeiras do Núcleo Interno de Regulação do Hospital.

Oferecendo o melhor atendimento desde 1947